A Faculdade de Sabará

A nossa história se confunde com a história de nossa cidade

Nossa História

Sabará, uma das primeiras Vilas do Ouro de 1711, viveu seu período áureo de educação e cultura entre o século XIX e a primeira metade do século XX. Na educação e no ensino, Sabará teve, durante seu desenvolvimento, um expressivo número de eméritos educadores, responsáveis pela formação de grandes intelectuais brasileiros. Entretanto, talvez devido à transferência da capital mineira de Ouro Preto para o antigo distrito sabarense de Curral Del Rey (atual Belo Horizonte), as tradições educacionais de Sabará reduziram-se, até 1997, a escolas públicas de 1º e 2º Graus.
Às vésperas de um novo milênio, Sabará encontrava-se diante dos desafios impostos pelo mundo contemporâneo. Inserido nessa perspectiva, o então acadêmico de Administração e de Direito – Marcelino Maia de Lima Guerra – apresentou, em 1995, aos sabarenses um projeto de sua autoria e por ele denominado “Projeto Universidade de Sabará”, no qual idealizava para a cidade vários cursos universitários. A partir dessa iniciativa, foi criada pelo seus pai, Dr. Mário de Lima Guerra, a Sociedade Educacional e Cultural de Sabará – SOECS-, Empresa Mantenedora cujo objetivo foi implantar e manter o referido projeto.
Em 20 de setembro de 1998, a Mantenedora inaugurou a Faculdade de Sabará e o seu primeiro curso: Administração. O segundo curso criado foi o de Letras, com habilitação em Português/Espanhol e respectivas Literaturas. A seguir, foi criado o curso de Direito “Desembargador Hélio Costa”. Todos os cursos foram autorizados e reconhecidos pelo MEC.
Os objetivos da Mantenedora da Faculdade de Sabará são:
I – Manter estabelecimentos de ensino superior e outras instituições de ensino e pesquisa, em qualquer nível, que venham a contribuir para a realização e aplicação do ideário consagrado pelos educadores eméritos de Sabará, visando à formação do cidadão intelectualmente culto, espiritualmente nobre e socialmente prestante.
II – Promover medidas que, atendendo à reais condições e necessidades do meio, permitam ajustar o ensino aos interesses dos estudantes.
III – Realizar, apoiar, incentivar e difundir as iniciativas voltadas para o conhecimento, desenvolvimento e defesa da Cultura, promovendo a Arte em todas suas manifestações, bem como inserindo a formação cultural nos programas educacionais.
IV – Propugnar pelo respeito e admiração à Natureza, através da preservação ambiental racional e da educação sobre cultivo dos vegetais e da convivência com o Reino Animal, sempre priorizando o direito natural da sobrevivência humana.
O princípio fundamental da Faculdade de Sabará é o de que “só existirá educação se houver liberdade”. Assim, uma vez que busca essa independência intelectual, a instituição não se vincula a qualquer segmento político ou ideológico, abrigando entre sócios, dirigentes ou professores quaisquer cidadãos que usufruam de mérito e de competência.
A Faculdade de Sabará

A Missão da Faculdade de Sabará é:

Contribuir para o contínuo progresso da sociedade por meio da oferta de uma educação de excelência, pautada em valores humanísticos, inclusivos, culturais e sustentáveis, proporcionando a formação de profissionais competentes, éticos e humanizadores.

A Faculdade de Sabará busca formar:

  • cidadãos intelectualmente cultos, espiritualmente nobres e socialmente prestantes;
  • profissionais livres, criativos e atuantes no desenvolvimento comunitário regional e nacional, com base em sólidos princípios de solidariedade humana e de atenta defesa dos elevados interesses de seu Povo e de sua Pátria;
  • profissionais sensíveis aos valores culturais de seus compatriotas e dotados de espírito crítico para um perfeito entendimento dos aspectos positivos e negativos inerentes às mutações sócio-econômicas que tanto afetam a vida dos brasileiros;
  • consciências entranhadas pelo respeito aos sagrados direitos de um povo: Liberdade, Justiça, Educação, Trabalho e Saúde;
  • líderes honestos e trabalhadores.

DIRETORIA

Marcelino Maia de Lima Guerra
Jurídica e InstitucionalMarcelino Maia de Lima Guerra
Christina Maria de Lima Guerra Coelho de Vasconcellos
Didático – PedagógicaChristina Maria de Lima Guerra Coelho de Vasconcellos
Maria da Glória Ribeiro
Administração e Secretaria GeralMaria da Glória Ribeiro
Rodrigo Medeiros de Castro  Maia
Executiva (Matutina)Rodrigo Medeiros de Castro Maia
Rogério Visacro
Executiva (Vespertina)Rogério Visacro

COORDENADORIA

José Anisío Moura
Coordenador GeralJosé Anisío Moura
Claudia Leite Leonel
Curso de DireitoClaudia Leite Leonel
Renata Murta
Curso de AdministraçãoRenata Murta
Augusta Isabel Junqueira Fagundes
Pesquisa e Pós-GraduaçãoAugusta Isabel Junqueira Fagundes

Atos Autorizativos

Bacharelado em Administração

Período

Vagas

Turno

Regime da Matrícula

Situação Curso

8

50 Semestrais

Noturno

Semestral

Renovação de Reconhecimento pela Portaria nº 704, de 18/12/2013

Bacharelado em Direito

Período

Vagas

Turno

Regime da Matrícula

Situação Curso

10

40 Semestrais

Noturno

Semestral

Renovação de Reconhecimento pela Portaria nº 638, de 21/10/2016

Resultados avaliativos

Relato Institucional

(RI)

Relatório de Autoavaliação Institucional

Relatório de Apropriação de Resultados Avaliativos

Conceitos Institucionais

Ano

CI

Fonte

Ano

IGC

Fonte

2014

3

Port.633 de 22 de julho de 2014

2015

2

ENADE 2015

2010

3

emec

2012

3

ENADE 2012

Curso de Administração

ANO

ENADE

CPC

CC

2015

3

2

3

2012

3

3

3

Curso de Direito

ANO

ENADE

CPC

CC

2015

2

2

3

2012

3

3

4

Plano de Desenvolvimento Institucional

PDI 2018-2022

Manuais e Regulamentos

Regimento Interno

Manual do Aluno

Campus

Rodovia Sabará/BH, Km 14, Bairro Ceieira, CEP: 34.555-000, Sabará MG

PABX: (31) 3671-2560

Funcionamento: das 7 às 22:30h

Escritório BH

Av. Brasil, 84/907, Bairro Stª. Efigênia, CEP: 30.140-001, BH/MG

Tel: (31) 3241-3388

Funcionamento: das 8 às 18h

Instituição Socialmente Responsável

Search